top of page
A FAZENDA

A Fazenda Califórnia está localizada na região subtropical brasileira, no chamado Norte Pioneiro do Estado do Paraná. Essa região é caracterizada por ser a zona limítrofe ao sul do Brasil apta ao desenvolvimento da cafeicultura sem que as baixas temperaturas do período de inverno sejam impeditivas à atividade.

A coexistência de solos vulcânicos de altíssima fertilidade, boa distribuição de chuvas ao longo do ano e o binômio estabelecido entre sua altitude média de 600 metros e sua latitude de 23º 09’ S que resultam num micro clima com temperatura média anual de 20 ºC , com a presença das quatro estações do ano bem definidas e uma grande amplitude térmica, perfazem dessa porção de terra abençoada um ambiente extraordinário ao desenvolvimento de lotes de Coffea arabica de altíssima qualidade.

A implantação de um sistema de gestão da qualidade alicerçado em conhecimento, tecnologia e a adoção de rígidas normas de boas práticas de colheita e pós-colheita vêm ao longo dos últimos anos produzindo lotes que especialistas do setor têm denominado de verdadeiros tesouros escondidos. Integrante do Projeto Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, a Fazenda Califórnia ingressa no seleto grupo de fornecedores de cafés especiais exóticos, com características peculiares e algumas ainda por serem descobertas.

A história da Fazenda Califórnia se confunde com a história da cafeicultura paranaense. O Norte Pioneiro do Paraná foi o portal de entrada da cafeicultura no Estado e a região do município de Jacarezinho foi uma das primeiras a ser colonizada no final do século XIX. A chegada de desbravadores paulistas e mineiros à região, deslumbrados pela fertilidade e topografia dos terrenos, foi o marco inicial do ciclo da cafeicultura no Paraná. Desde aquela época, as características de topografia plana, solos de origem vulcânica de alta fertilidade natural, regime hídrico com boa distribuição de chuvas ao longo do ano e o comportamento térmico favorável caracterizado pelo binômio 23º de latitude Sul e 600 metros de altitude, destacaram a vocação da região para a cafeicultura.

Em meados de 1920, uma companhia norte-americana chamada Leon & Israel, adquiriu as terras até hoje denominadas Fazenda Califórnia. A gestão profissional adotada pela administração norte-americana criou no Brasil uma propriedade de notoriedade mundial entre os compradores de café entre as décadas de 40 e 80. Um filme chamado “Pão de Açúcar” foi rodado na Fazenda nesse meio tempo, com a presença de elenco e direção norte-americanos, tamanha a importância da propriedade. Daquela época ainda se mantêm os registros contábeis e trabalhistas, as plantas originais das construções da Fazenda (todas timbradas pela University of California), os mapas dos talhões de café, os mapas pedológicos e de capacidade de uso do solo e outros objetos que comprovam o arrojo e o profissionalismo dos investidores americanos.

No ano de 2004, a Fazenda foi adquirida pela família Saldanha Rodrigues e, sob a visão de seu presidente, o empresário Dr. Paulo Cesar Saldanha Rodrigues, de que “sempre é possível fazer melhor”, um novo ciclo de cafeicultura foi iniciado na propriedade. Um trágico acidente aéreo, no final de 2004, veio a impedir que o Dr. Paulo pudesse ver a concretização de seu sonho, mas o projeto de produção de cafés especiais na propriedade foi levado adiante. A Fazenda teve 100% de sua área de produção de café renovada, suas estruturas e processos de produção, colheita, processamento, secagem e armazenamento foram modernizados e um sistema de gestão da produção sustentável implantado, adequando a propriedade aos mais altos níveis de exigência dos mercados globalizados.

bottom of page